Plano Desinfeção

Protocolo interno de
desinfeção e higienização

Os procedimentos descritos neste plano para a doença por coronavírus (COVID- 19) foram desenvolvidos com base nas orientações da DGS, OMS e do ECDC e na melhor evidência científica disponível até ao momento.

O que é a Covid-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço, tosse seca e dificuldade respiratória. Alguns pacientes podem sentir dores musculares, congestão nasal, garganta inflamada ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas mas não apresentam sintomas e não se sentem mal (assintomáticas). A maioria das pessoas (cerca de 80%) recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que desenvolvem COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade respiratória. Há maior probabilidade de desenvolver um quadro de doença agravado se o infectado tiver mais de 65 anos, for portador de condição médica crónica (doença cardíaca, hipertensão arterial, doença pulmonar crónica, doença renal, diabetes, doença autoimune, imunodeprimido etc.).


Como se transmite?

As pessoas são infectadas pelo COVID-19 através do contacto com outras pessoas que têm o vírus. A doença pode disseminar de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa infectada tosse ou exala. Essas gotículas também pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa.

Outras pessoas são infectadas com COVID-19 tocando nesses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. As pessoas também podem ficar infectadas pelo COVID-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com o vírus que tosse ou exala gotículas. É por isso que é importante ficar a mais de 2 metro de uma pessoa doente (2 metros são a distância social sugerida pela DGS e OMS).

Plano de higienização de instalações e equipamentos

Produto Descrição Área Freq. Ação Dosagem Modo de Aplicação
Bio Clean Detergente germicida, bactericida e virucida c/ bio álcool. Pavimentos, Paredes, Tetos, Sanitário, Espaços Públicos, Mesas de Esplanada. Diária ou sempre que necessário. Lavagem e desinfeção. 10% Efetuar procedimento de lavagem tradicional ou aplicar por pulverizador e secar com pano microfibras. Não é necessário enxaguar.
Safety FH Super desinfetante de secagem rápida para superfícies localizadas em áreas alimentares e saúde pública. Utensílios, Panos, Bancadas, Câmaras de Frio, Montras, Pavimentos, Zona Alimentar. Diária ou sempre que necessário. Desinfeção. Puro. Pulverizar. Se aplicar uma quantidade elevada e tiver necessidade de removê-la, poderá utilizar papel descartável para eliminar o excesso. Não enxaguar.
Vircov Tex Super desinfetante de secagem rápida para roupas, tecidos, calçado e EPI. Tecidos, Pele, Calçado, EPI, Viaturas. Várias vezes ao dia. Desinfeção. Puro. Utiliza-se puro, por pulverização manual. A pulverização deve ser fina de partículas pequenas por forma a abranger a maior área possível.
Fist Bac Germicida, bactericida, virucida, inodoro. Mãos. Várias vezes ao dia. Lavagem e desinfeção. Automático. Aplicar o produto, esfregar até fazer espuma, enxaguar com água limpa e secar com papel absorvente.
Septic Desinfetante antisséptico para mãos. Mãos. Várias vezes ao dia. Desinfeção. Automático. Colocar uma pequena quantidade nas mãos, esfregar até à sua completa evaporação. Não necessita de enxaguamento.
  • Emitido por: Inokem – Biotech Solutions
  • Aprovado por: Centro Laboratorial Inokem – Biotech Solutions
  • Limpeza
  • Desinfeção
  • Higienização

Ficou com dúvidas?

Fale connosco